Extraído de sementes, grãos e nozes como oliva, girassol e coco, o óleo vegetal é um curinga na cozinha e nos cuidados pessoais. Rico em antioxidantes como tocoferóis e fitoesteróis, ele combate radicais livres e diminui o risco de doenças cardíacas.
Na pele e nos cabelos, o óleo vegetal hidrata, melhora a elasticidade e previne o envelhecimento. Azeite de oliva, óleo de girassol, soja, milho, canola, coco, abacate, amêndoas e linhaça são alguns dos tipos mais comuns.
Os óleos vegetais combatem os radicais livres devido à presença de antioxidantes, protegendo o corpo contra inflamações. As gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas encontradas nos óleos vegetais, como de canola e de oliva, diminuem os níveis de colesterol “ruim” (LDL) no sangue.
“O óleo vegetal ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto e acidente vascular”, dizem especialistas.
Óleos como gergelim e girassol auxiliam no metabolismo de gorduras e regulam a leptina, hormônio da saciedade, ajudando no controle do peso. A presença de fitoesteróis, ômega-3, ômega-6, tocoferóis e compostos fenólicos, como no óleo de oliva e de prímula, ajudam a reduzir a inflamação, “podendo diminuir o risco de câncer”.
Este tipo de gordura “pode aumentar o uso da glicose pelo corpo, diminuindo a quantidade de açúcar circulando no sangue”, o que auxilia no controle da diabetes tipo 2. O óleo vegetal, como de jojoba, amêndoas e rosa mosqueta, por exemplo, “ajuda a cuidar da pele e cabelos, por manter a hidratação, melhorar a elasticidade e acelerar a cicatrização”.
Na culinária, óleos de girassol, soja, milho e canola são ideais para fritar e assar. Azeite de oliva e óleo de linhaça são perfeitos para preparações em fogo baixo ou para consumo cru. Óleos de amêndoas, jojoba, abacate, coco e semente de uva podem ser usados puros ou em cosméticos.
Para os cabelos, a umectação com óleos de coco, rícino, oliva, abacate e argan hidrata profundamente. A hidratação com óleo vegetal combina gotas de óleo com máscara capilar. A finalização com óleo controla o frizz e dá brilho. Massagens no couro cabeludo com óleos de rícino, jojoba e argan estimulam a circulação e o crescimento capilar.
Fonte: https://www.tuasaude.com








Deixe o Seu Comentário