A Black Friday, aguardada temporada de compras, enfrenta desafios com entregas e propagandas enganosas, de acordo com levantamento preliminar divulgado por uma plataforma de reclamações online.
O monitoramento, realizado entre quarta (26) e quinta-feira (27), revela que problemas na entrega lideram as queixas, representando mais de 25% dos registros.
Essa edição da Black Friday já apresenta um reflexo do comportamento do consumidor, que busca preços mais baixos, mas está de olho nas condições de pagamento, reputação da loja e valor do frete.
As reclamações mais comuns envolvem promessas de entrega rápida, como “entrega em 2 horas” ou “frete express”, que não se concretizam, repetindo um padrão de anos anteriores. A plataforma também destaca o aumento de relatos de “produto não recebido”, onde consumidores descobrem que o item nunca foi enviado.
Reclamações Recorrentes
A “propaganda enganosa” ocupa a terceira posição entre as reclamações, com muitas lojas divulgando ofertas que são alteradas na finalização da compra. Descontos com regras pouco claras, limitações geográficas ou exigência de formas de pagamento específicas também geram insatisfação.
O levantamento aponta que o consumidor está mais cauteloso. Embora o preço seja um fator decisivo para a maioria, outros aspectos como valor do frete, avaliações de outros consumidores, reputação das marcas, condições de pagamento e segurança contra golpes são levados em consideração.
A inteligência artificial também preocupa, com a maioria dos consumidores se sentindo insegura ou desconfiada com golpes feitos com a tecnologia.
A plataforma de reclamações online recomenda que os consumidores verifiquem o prazo de entrega, pesquisem sobre as empresas, tirem prints do carrinho de compras e revisem atentamente o pagamento final para evitar problemas durante a Black Friday.









Deixe o Seu Comentário